quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Lady Gaga, apenas uma simples cópia?

A coluna era sobre a Ke$ha, mas bastou eu citar em uma frase o nome da Lady Gaga, para ser bombardeado nos comentários. Eu entendo sentimento de fã, somos radicais assim mesmo. Pena que a maioria não entendeu minha opinião sobre a queridinha do pop no momento, apesar de estar escrito lá, com todas as letras: "Eu adoro a Lady Gaga". Não sou fanático por ela, mas reconheço seu sucesso e seu talento. Aliás, fui um dos primeiros a destacar o potencial da moça, quando vi e ouvi seu trabalho pela primeira vez. E escrevi um "Olho Vivo" sobre ela, só com elogios, mas como a cantora não estava na moda naquela época ninguém deu a menor bola.

Ok, o tempo passou e minhas "previsões" se confirmaram: Lady Gaga é o top do pop no momento. Mas isso não quer dizer que a gente tenha de perder o lado crítico da coisa. Acompanho o "crescimento" da Gaga desde o início e tempos depois de escrever o primeiro texto já enxergava algumas coisas não tão legais no trabalho dela. Mas repito: adoro a Lady Gaga. E vou continuar gostando, embora esteja cometendo alguns pecadilhos.      

******

Daí eu escrevi: "Quem já passou dos 40, como este jornalista, conhece muito bem a Cher. Atriz, cantora, artista multifacetada, bizarra, talentosíssima (...) Os adolescentes e os jovens podem até achar que Gaga é a maior novidade do pop - a gente perdoa. Não é".

******

Lady Gaga começou fazendo uma caricatura do pop, uma sacada genial. Mas virou uma caricatura de si mesma. Eu alertava na época: "Basta dar uma olhada nas fotos da Cher, uma imagem bem antiga. Sacou de onde Lady Gaga tirou a ideia do visual carnavalesco? Sim, Cher já fazia isso (e ainda faz) há mais de 30 anos! Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar centenas de visuais muito loucos usados pela veterana artista. Os mesmos que a cantora do momento usa e abusa em suas performances ao vivo e nos clipes hoje em dia".        

                                                                                                Jornalista: Cláudio Alcântara

2 comentários:

acho que cada artista deve passar sua mensagem! e eu gosto sim,da Gaga! mas não vejo nela,a mensagem que vejo em Cher! Até porque HOJE, as cantoras estão muito mais preocupadas em passar "insinuação de sexo", do que ser realmente uma Diva... Cher: simplesmente não sei descrever! :)

Gaga faz tudo o que já foi feito na história da música pop, de forma "renovada", ela muito mais esperta que talentosa!

Postar um comentário